Pular para o conteúdo principal

A irreformabilidade do protestantismo - por Alfonso Ropero

Cada 31 de outubro, em boa parte das igrejas protestantes é comemorada a Reforma do século XVI. São elaborados discursos elogiando a façanha dos pais reformadores; o sermão será, por milésima vez, sobre a doutrina essencial da justificação pela fé somente, como se ainda ficasse alguma dúvida ao respeito. Os mais inovadores farão um apelo a uma das consignas mais desafiantes da Reforma: “a igreja reformada sempre reformando-se”, ou com um toque de sofisticação: “Ecclesia reformata semper reformanda”, assumindo que isto aconteceu nalgum momento, ou que ainda pode acontecer no futuro.

A minha percepção é completamente oposta. A igreja reformada não se reforma a si mesma, dentre outras coisas, porque não existe tal igreja reformada, nunca existiu. Existiram muitas igrejas reformadas, cada uma por si, com poucos desejos de aceitar a autoridade ou o magistério alheio. Assim chegamos à posição daqueles teólogos batistas de início do século XX que, num nominalismo exagerado, negaram a existência da Igreja universal, defendendo que existem apenas igrejas particulares, locais, como a de Jerusalém, Antioquia, Éfeso, Roma, Corinto..., e suas equivalentes nos nossos dias. No lado mais extremo e sectário, temos em nossos dias a Igreja Local, fundada por Witnnes Lee, que afirma que, segundo a Bíblia somente há igrejas locais mencionadas pelo nome da cidade onde se encontram, deduzindo que, somente pelo fato de autodenominar-se igreja local, são a única igreja verdadeira de Cristo, excluindo todas as restantes.

As igrejas nascidas do movimento reformado, principalmente nas grandes cidades do norte de Europa, se preocuparam mais em manter a ortodoxia originaria em vez de avançar em possíveis reformas que não foram realizadas num primeiro momento. Daí a preocupação quase obsessiva em redigir Confissões de Fé, mediante as quais pudessem fixar e delimitar a ortodoxia reformada. Estas são as mais importantes a nível denominacional, mas foram elaboradas muitas outras a nível nacional ou, simplesmente, local:


Os Sessenta e sete artigos dos reformadores suíços, escritos por Zuínglio em 1523.
Confissão de Schleitheim dos Irmãos Suíços anabaptistas, escrita em 1527.
Confissão de Augsburgo de 1530, redigida por Martinho Lutero e Filipe Melâncton.
Confissão Tetrapolitana da Igreja Reformada Alemã, em 1530.
Artigos de Esmalcalde de Martinho Lutero, em 1537.
Confissão de Fé Escocesa, escrita por John Knox em 1560.
Confissão Belga, escrita por Guido de Bràs em 1561.
Trinta e Nove Artigos da Religião da Igreja da Inglaterra em 1563.
Confissão Gaulesa de 1559.
Fórmula da Concordia em 1577.
Artigos Irlandeses de 1615.
Confissão de Fé de Westminster em 1647.
Declaração Savoy de 1658, modificação da Confissão de Westminster para se adequar à forma de governo congregacional.
Confissão Batista de Londres de 1689, que tem muito em comum com a Confissão de Westminster, mas difere dela nos pontos relacionados ao batismo, o governo da igreja e seu relacionamento com o Estado.

Os teólogos reformados da segunda geração, não pensaram em nenhum momento, nem tiveram em mente dar continuidade à obra reformada, pois já tinha sido realizada via magistério nos primeiros anos. A obra estava completa, o cânon fechado. Era o momento de fazer exegese dos Pais apostólicos da Reforma. É o tempo na história reformada denominado escolasticismo protestante, justamente essa mesma forma de elaborar teologia que os reformadores criticaram com tanta força. Richard A. Muller, um dos principais estudiosos modernos do escolasticismo protestante, o define como “teologia académica, identificada pela cuidadosa divisão dos temas e definição de cada uma das partes que o compõe, e pelo interesse de oferecer respostas logicas e metafisicas às questões suscitadas pela teologia reformada”, o que dá lugar à “ortodoxia confessional mais estritamente definida nos seus limites doutrinários do que a teologia dos reformadores primitivos, mas, ao mesmo tempo, mais ampla e mais diversificada na utilização de material da tradição cristã, particularmente do material criado pelos teólogos medievais[1]. A reação a essa forma fria e doutrinal de entender a fé, veio por parte dos pietistas alemães, que deram ênfase ao caráter emocional da piedade cristã, e que em determinado momento teve influência sobre John Wesley quem deu origem ao metodismo.

 A Reforma Irreformável

De maneira que o protestantismo, pela sua história, caráter e natureza, é essencialmente irreformável. Isto não é pelo acaso, ou resultado de um descuido posterior. Pertence à mesma essência da Reforma. Foi assim desde o início, não é um subproduto degenerado posterior. O exemplo mais claro é a questão do batismo. Quando alguns dos crentes inspirados pelos princípios reformados de voltar às origens, de fundamentar sua fé na Escritura, e somente na Escritura, descobriram que o batismo cristão no Novo Testamento é um batismo de crentes, isto é, de pessoas suficientemente adultas como para compreender e aceitar a mensagem de salvação, e se dedicaram a compartilhar esta verdade com seus correligionários encontrando-se com uma forte oposição. O batismo de infantes era intocável, irreformável. Negar seu fundamento bíblico-teológico e ousar praticar o batismo de adultos tornou-se um delito de alta traição, uma heresia que resultava em pena de morte. E como foram sentenciados a morte grande quantidade de homens, mortos sob uma refinada crueldade. Ali está a obra “The Martyr Mirror" de Thielman J, Van Bragh de 1660 para confirmá-lo.

Nos países reformados somente um louco poderia levar a sério e literalmente os princípios protestantes escritos em letras de ouro e tentar colocá-los em prática. Isto quis demostrar o escritor Premio Nobel de Literatura Gerhart Haputmann (1862-1946), em sua novela Emanuel Quint, O Louco em Cristo (Der Naer in Chirsto Emanuel Quint, 1910), que começa sua obra da seguinte forma: “No amanhecer de um domingo no mês de maio, Emanuel Quint, levantou-se do sua cama de palha no chão de uma pequena cabana que o pai, com quase nada de direito, dizia ser sua”. Depois disto, lavou seu rosto com as águas cristalinas da montanha e saiu para pregar o evangelho com base na doutrina do sacerdócio universal de todos os santos. Um trabalho louvável, mas havia um problema: não tinha permissão para pregar. Era um laico ao qual não lhe era permitido exercer esse sagrado ministério. Mas como Emanuel Quint era um louco por Cristo, não tomou isso em conta e anunciou em todo lugar o reino de Deus, o que lhe trouxe perseguição e a prisão. Estamos falando da Alemanha do século XIX. Duzentos anos depois da Reforma, John Wesley teve receio de admitir laicos no seu ministério.

Ainda hoje, quando algum professor de seminário, leva a sério a liberdade de cátedra, ou o chamado livre exame, e começa a discorrer sobre a possibilidade do ministério da mulher em alguma das velhas igrejas reformadas, pode ser, que no dia seguinte esteja no olho da rua. É certo que, sempre haverá uma igreja reformada mais liberal que aceite este ponto. Porque acontece que, no caso de tentar seriamente reformar a igreja reformada, o hipotético reformista dará de cara com uma dura rejeição. Se continuar com suas pretensões reformistas, podem acontecer apenas duas coisas: que seja expulso, excomungado, ou que procure simpatizantes com os quais possa começar outra igreja que esteja em conformidade com seus novos princípios reformistas. Isto é o que nos leva a pensar que a “reforma” do protestantismo acontece somente por divisão, quebra, rompimento com a igreja matriz, com os traumas que isto provoca e a dispersão de meios, recursos e talentos em um “cada um no seu quadrado” que impossibilita as ações conjuntas que a aproximação da sociedade moderna exige.

Parece ser que não há outro caminho; pedir uma mínima mudança nalgum ponto doutrinal, por menor que seja, ou em algum costume herdado do passado, dá de cara com a mais ferrenha negação no nome das intocáveis Confissões de Fé ou seculares estatutos eclesiais. Desde Grand Rapids, Michigan, ao Chaco argentino, algumas igrejas têm discutido fortemente se o idioma da sua terra natal, holandês, alemão, ou sueco, devem seguir sendo usados como idiomas litúrgicos, ou se é adotado o idioma do povo onde vivem, alguns, há mais de duzentos anos. Deve se ter em consideração que a maior parte das igrejas reformadas foram nacionalistas: Igreja da Inglaterra, Igreja da Irlanda, Igreja de Gales, Igreja de Escocia...

Os mais resignados, guardarão silencio diante dos obstáculos impostos à reforma ou renovação desejada, e continuarão mantendo a comunhão com seus velhos irmãos simplesmente pela rotina; os mais atrevidos, começarão a juntar seguidores em volta de si, e formarão uma comunidade separada, que com o tempo pode dar lugar a uma nova denominação, da qual surgira ainda outra, e outras. Os precedentes de ruptura não se esquecem e são evocados como justificativa para iniciar um novo caminho separados da “igreja mãe” seja para pregar um “evangelho mais completo”; uma organização eclesial mais bíblica (presbiterianos, congregacionais, batistas); ou mesmo reivindicando um nome literalmente mais neotestamentário aplicado à igreja (Igreja de Cristo, Discípulos de Cristo).

 Reforma e Ruptura

Devo admitir que, as vezes, as denominações se atrevem a dar passos para uma reforma dos velhos caminhos, e introduzem mudanças, no credo ou na prática, que geralmente, não dão certo, não dá certo em relação à unidade da igreja, sempre ameaçada pelas discórdias entre progressistas e conservadores, que facilmente pode acabar em cisma, ruptura, separação, o que resulta bastante prejudicial para o testemunho cristão. Prejudicial sempre e quando consideramos a unidade da igreja como um dos princípios mais valorados pelos apóstolos, começando por Cristo: “Que todos sejam um” (Jo. 17.21). “Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões” (Rm. 16.17). “Que não haja entre vós divisões” (1 Co. 1.10-13). Porque o que acontece nestes casos, com ou sem razão, é que alguns se levantarão em defesa da “sã doutrina”, ou dos “princípios reformados”, acusando ao corpo principal da igreja de terem deixado se levar por ideias “liberais”, desvirtuando dessa maneira a mensagem do evangelho conforme foi transmitido pelos Pais fundadores da Reforma.

Os textos bíblicos que exortam os fiéis a sair da Babilônia (Ap. 18.4, cf. Is. 48.20; 52.11; Jr. 50.8; 51.16, 45; 2 Co. 6.17) se tornam em uma boa desculpa para dar início a uma nova comunidade ou denominação. Assim surgem novas igrejas supostamente mais fiéis ao legado dos antigos, guardiães e defensores do “bom deposito da fé” (2 Tm. 1.14). Tal é a origem, a modo de exemplo, de igrejas como a Presbiteriana ortodoxa, ou a Presbiteriana evangélica; a Metodista primitiva, ou a Luterana do novo sínodo. O que acontece aqui, é que o lema da igreja reformada sempre reformando-se, inconscientemente o mudaram por igreja reformada sempre reformada. O verbo se torna em substantivo. Não é mais ação em prol de uma melhor definição e prática da fé —reformar—, senão uma fixação passiva no ser reformado. O princípio igreja reformada sempre reformando-se o que está querendo dizer é que aqui não há outra reforma senão aquela primeira reforma. Que o que agora deve ser feito é se manter fiel à Reforma de meio milênio atrás, sempre idêntica a si mesma, como se nela se encontrasse todo o evangelho, puro e imaculadamente concebido. O que Jesus tenha que dizer à igreja, ou igrejas do século XXI, deve de passar pelo filtro da Reforma.

A Reforma se torna, então, no cânon e magistério da fé e pratica cristã; qualquer desvio da mesma é considerado traição, apostasia, tergiversação, pois, como certo grupo de fiéis deu como título a um dos sermões de Spurgeon, Não há outro evangelho. São esses mesmos os que gostam de apresentar a missão cristã em termos militares ou políticos: cruzada, aliança.

Num caso ou no outro, naqueles que verdadeiramente querem reformar e naqueles que querem se manter perpetuamente na reforma já acontecida, não há verdadeira reforma, senão simplesmente divisão, cisma, oposição, combate, confrontos. Tudo isto serve para confirmar a irrefomabilidade do protestantismo; pelo menos a reforma mediante processos de diálogo, respeito mútuo e desejo honesto de autoexame visando um melhor serviço para a própria igreja e à comunidade social que deve de ser iluminada com a luz do evangelho. A divisão conduz inevitavelmente à diminuição de recursos e talentos que somente podem ser desenvolvidos quando se trabalha em conjunto. Isto explica o nascimento dos denominados ministérios interdenominacionais focados em serviços e missões que as igrejas divididas não conseguem realizar por si mesmas.

 Reforma e Deformação

O protestantismo é irreformável porque aqueles que tentam reformar, ainda que com boas intenções e argumentos solidamente fundados na Palavra de Deus, são irremediavelmente tildados de liberais, quando não, hereges ou algo pior, estando condenados assim a uma situação de receio e ostracismo eclesial. Os defensores da igreja reformada sempre reformada consideram que qualquer reforma presente é uma deformação. Assim é impossível avançar, entender e se aprofundar na mensagem de Cristo desde seu contexto na situação particular que cada geração tem que viver e afrontar.

O protestantismo continuará sendo irreformável se acredita que com declarar o credo “a igreja reformada sempre reformando-se” estará já no caminho correto. É mais provável que se passe um século e não se reforme nem uma virgula nem um acento sequer da sacrossanta Confissão e Livro de Ordem e Disciplina. Conformados cada um na sua particular maneira de entender a fidelidade da fé. Como aquele pregador que comemorou suas bodas de outro pregando o mesmo sermão com que iniciou sua carreira ministerial, sem mudar nem uma virgula nem um ponto. Há quem nasça infalível e com a graça a sabedoria infusa? Não, aqui o que se impõe, como todo chamamento à conversão que procede de Deus, é reconhecer a falta, para assim poder aceder à emenda. Quem não sabe que está doente, dificilmente procurará um médico.

A graça é a disposição favorável e amorosa de Deus para com o pecador. O protestantismo não é reformável, porque carece de graça, porque não é generoso, pelo contrário, é receoso, tem medo à ação do Espírito. O Espírito foi substituído pela letra; a graça se perdeu entre a doutrina. Nada menos que um milagre poderá reverter a situação, isso pressupõe arrependimento, conversão, apertura do reino de Deus que sofre violência, mas que é possível através dos valentes.



[1] Richard A. Muller, Post Reformation Reformed Dogmatics: The Rise and Development of Reformed Orthodoxy, ca. 1520 to ca. 1725, 4 vols. Baker, Grand Rapids 2003; Willem J. van Asselt, Introduction to Reformed Scholasticism. Reformation Heritage Books, Grand Rapids 2011.



Publicado originalmente em: https://www.pensamientoprotestante.com/2020/10/la-irreformabilidad-del-protestantismo.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Promovendo uma Educação Missionária.

O assunto sobre o qual estaremos tratando é “Promovendo uma Educação Missionária”, e pode ser abordado de diversas perspectivas. Podemos abordar o assunto falando em métodos missionários, ou métodos de ensino. Podemos falar em como a Igreja investe recursos para o sustento de homens e mulheres vocacionados a fazer missões, e como as igrejas locais podem prover uma educação para o despertamento vocacional desses novos missionários. Mas, ao abordar o assunto dessa forma, corremos o risco de tornar o tema especifico de mais, no sentido de que apenas os vocacionados poderiam obter lições práticas, enquanto os que não tem uma vocação missionária conforme a definição dada, estariam apenas adquirindo conhecimento teórico que afetaria pouco ou nada suas vidas. Por este motivo, hoje quero abordar o assunto de forma geral, para que todos possam se identificar. E ao mesmo tempo específico para que todos obtenham aplicações práticas no dia a dia. Para poder alcançar o objetivo de que todos pos

Por que ainda crucificamos e matamos Jesus?

Você pode dizer que tipo de pergunta é essa? Veja bem, a verdade é que todo ano na época da páscoa lembra-se da morte e ressurreição de Jesus, e muitos ainda se surpreendem da maneira em que Cristo morreu. Mas, se o mesmo Cristo viesse em nossos dias como fez naquele tempo, muitos de nós faríamos exatamente o que as pessoas daquele tempo fizeram. Sem duvida crucificaríamos e mataríamos Jesus, mesmo que muitos hoje em dia digam que agiriam de forma diferente. Portanto, vou fazer uma pequena comparação com algumas pessoas daquele tempo e veremos se você se identifica com alguma delas.     Em primeiro lugar temos Judas, o traiçoeiro. Em nossos dias existem muitos Judas, no meio cristão. De que maneira os identificamos? Pois faremos uma simples comparação com o Judas histórico. Judas andou junto a Jesus, escutou seus ensinamentos, vivenciou em pele própria os milagres e o poder de Deus (Lc.9.1-6). Mas no fundo sempre esperou que Jesus se levantasse como o poderoso messias, que traria l