Pular para o conteúdo principal

Jesus nosso substituto


Todos estamos familiarizados com a crucifixão e morte de Jesus, em parte pela tradição católica geral dos nossos países, assim também pela contribuição de Hollywood com seus filmes. E de certa forma é inevitável pensar na crucifixão sem vir as nossas mentes alguma imagem dos filmes ou até mesmo das cruzes com o Jesus pendurado que vemos na maioria das igrejas católicas. Este tipo de pensamento e imagens que temos herdado culturalmente, influenciam negativamente a compreensão do acontecido, no âmbito espiritual, tanto do ponto de vista de Deus como do ponto de vista da humanidade. E limitam a grandeza da obra de Cristo à sua morte de cruz.

   Para que possamos ter um entendimento mais completo da obra de Jesus, é necessário mergulhar nas Escrituras, e por meio de detalhes enxergar a grandeza da sua obra em toda a história desde a criação até os nossos dias, e ainda à eternidade.

   É impossível falar da obra de Jesus, sem antes ter uma compressão do porque era necessário que ele fizesse tudo o que fez. Todos nós que temos aceitado a Jesus como nosso salvador pessoal, temos a certeza de que por meio da sua morte recebemos a vida, de maneira que, de um modo geral, todos sabemos que o sacrifício de Jesus significou o perdão dos nossos pecados. Mas o sacrifício de Jesus vai além do perdão dos nossos pecados, e é importante para nós cristãos entender estas verdades, pois assim, viveremos uma vida plena nos propósitos para que fomos chamados.

Romanos 5.12 – “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”.

   Quando Deus criou ao Homem lhe deu apenas um mandamento, que consistia em não comer da arvore do furto do bem e do mal, ou a arvore do conhecimento, e Deus lhes deu a sentença previamente que haveriam de sofrer caso desobedecessem ao mandamento. Disse Deus: “o dia em que dela comer, certamente morrerás”. A morte de Adão e Eva não foi instantânea, não fisicamente pois Adão viveu aproximadamente 800 anos desde esse acontecimento, porém a sua morte espiritual foi fulminante, toda a comunhão que tinha com Deus foi cortada e não lhe era mais possível caminhar com Deus. Sendo assim, todos os homens nascem em pecado, e ninguém em sua própria justiça ou própria força pode querer chegar a estabelecer uma comunhão com Deus. Ao longo da história do Antigo Testamento podemos ver claramente a incapacidade do homem de se manter em retidão diante de Deus, nem seu povo eleito pode manter o nível que Deus exigia deles. “por um só homem...”  Por causa dum único homem toda a raça humana é culpada diante de Deus, e a única forma de tirar o pecado que entrou no mundo por um homem, é por meio dum outro homem. João o evangelista escreve as palavras pronunciadas por João Batista, quem disse de Jesus “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1.29).

   A obra da redenção pode ser resumida em três versículos. Nestes três versículos entre outros muitos que falam do tema da redenção.

   Isaías 59.1,2 – “...mas vossas iniquidades fazem separação entre vós e vosso Deus; e vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça ”. (Deus de costas a humanidade)

   Hebreus 2.9 – “vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menos que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem”.(O Filho do Homem, perfeito)

   2° Coríntios 5.19 – “a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação” (reconciliação).

Vejamos o que querem nos dizer estas passagens.
  1. O pecado de Adão foi imputado a toda sua descendência, e ao longo da história ninguém pode se apresentar completamente Justo diante de Deus pela própria justiça. A morte espiritual de Adão permanece até os dias de hoje, (Ef. 1.20 – 2.1) você que ainda não aceitou Jesus como seu salvador, encontra-se num estado de morte! E a Justiça de Deus vira sobre você para condenação, por quanto não há forma de chegar a Deus pelos seus próprios meios e esforços, ainda que suas obras sejam "boas" jamais serão suficiente para lhe justificar, de maneira que carregará sobre si a consequência do seu pecado e o pecado herdado de Adão. Por outro lado você que reconheceu a Jesus como o único salvador suficiente, a Justiça de Deus também virá sobre você, mas para salvação. Porque você e eu temos um substituto.
  2. Na decima praga que Deus enviou ao Egito para libertar o seu povo, os israelitas tiveram de agir conforme Deus lhes tinha ordenado. O destruidor (Êx. 12.23) levaria consigo a todos os primogênitos, porem nas casa em que o sangue do cordeiro estivesse sobre as portas não haveria morte. é neste dia em que é instituida a pascoa. Na mesma forma em que um cordeiro teve que ser morto para salvação das casas de Israel, Jesus se entregou como o Cordeiro perfeito da pascoa. Por tanto aqueles que foram cobertos pelo sangue do Cordeiro não sofreram a morte eterna, antes alcançaram a Vida.
  3. A reconciliação de Deus com os homens só foi possível mediante a obra de Jesus Cristo. A sua morte de Cruz vai além de qualquer morte “romântica” dum filme de ação, vai além do super-herói que se entrega para salvar aos necessitados. A morte de Cruz era a pior morte. Como estava escrito em Deuteronômio 21.22,23 “por quanto o que for pendurado no madeiro é maldito de Deus” a maldição que devia estar sobre nós foi assumida por Jesus quando esteve pendurado na cruz, “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar...” (Gl. 3.13)
   Como cristãos nos alegramos e celebramos a ressurreição do nosso Senhor, mas muitas vezes esquecemos que não há ressurreição sem morte. Somente a morte de um Justo poderia quitar a divida por causa dos nossos pecados. A morte de Jesus teve a função substitutiva por quanto ele se tornou maldição por nós, e era somente por meio da morte e do sangue que o preço da nossa divida seria pago na sua totalidade. Na epístola aos Galatas, lemos que Cristo nos resgatou, e essa palavra no original é exagorazo que traz consigo a ideia de comprar e tirar do mercado aos escravos. Pela sua humanidade Jesus nos substituiu, e com sua divindade nos tornou filhos de Deus. Foi na cruz onde o sangue do Cordeiro foi derramado em totalidade, cumprindo solenemente aquilo que Deus falou a Moisés "porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar; para fazer expiação pela vossa alma, por quanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida"
   A misericórdia de Deus manifestada já no inicio da história da humanidade, quando proveu a traves de um sacrifício roupas para Adão e Eva, chega ao seu ponto máximo ao entregar ao seu Filho, por amor da humanidade.

  Você e eu somos salvos mediante a graça, mas, a salvação não foi gratuita. Jesus pagou o preço por você e por mim, tirando-nos da escravidão do pecado e da morte. Nunca esqueça do incomparável sacrifício do nosso Senhor e Salvador.

Um autor desconhecido ao falar de Cristo escreveu...“Da destra do seu Pai à destra duma mulher. Vestido foi de humanidade para que pudéssemos nos vestir de divindade. Se fez o Filho do Homem para que nós pudéssemos chegar a ser filhos de Deus (...) nasceu contra as leis da natureza, viveu em pobreza, foi criado na escuridão. Não possuiu riquezas nem usou de influencias, também não frequentou escolas nem tinha professor particular. Seus familiares eram desconhecidos sem status social. Na sua infância, assustou a um rei; na sua adolescência, desconcertou aos doutores; na sua maturidade, subjugou o curso da natureza, andou sobre as ondas e acalmou o agitado mar. Curou sem medicinas as multidões (...). Nunca escreveu um livro se quer, mas em todas as bibliotecas do mundo não caberiam os livros que pudessem ser escritos sobre Ele. Nunca fez composição de musica alguma, mas sua pessoa tem sido inspiração para mais canções que todas as composições juntas. Nunca fundou uma escola, mas nenhuma escola pode dizer que tem mais estudantes do que Ele. Nunca estudou medicina, mas tem curado mais corações quebrantados que qualquer corpo quebrantado pelos médicos. Ele é a Estrela da Astronomia, a Rocha da Geologia, o Leão e o Cordeiro da Zoologia, a harmonia de todas as discórdias e o Sanador de todas as enfermidades. Os grandes homens surgiram e desapareceram, mas Ele vive para sempre. Herodes não pode mata-lo; Satanás não pode seduzi-lo; a Morte não pode destruí-lo; o Sepulcro não pode retê-lo. Era rico, mas por nós se fez pobre. Até que ponto?, Pergunte a Maria!, Pergunte aos Magos! Dormiu numa manjedoura alheia, atravessou o lago numa barca alheia, montou um burro alheio, foi sepultado numa tumba alheia. Todos têm falhado, mas Ele nunca. Ele é o sempre perfeito, o primeiro entre dez mil, Ele é inteiramente desejável..”

Aleluia!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A irreformabilidade do protestantismo - por Alfonso Ropero

Cada 31 de outubro, em boa parte das igrejas protestantes é comemorada a Reforma do século XVI. São elaborados discursos elogiando a façanha dos pais reformadores; o sermão será, por milésima vez, sobre a doutrina essencial da justificação pela fé somente, como se ainda ficasse alguma dúvida ao respeito. Os mais inovadores farão um apelo a uma das consignas mais desafiantes da Reforma: “a igreja reformada sempre reformando-se”, ou com um toque de sofisticação: “ Ecclesia reformata semper reformanda ”, assumindo que isto aconteceu nalgum momento, ou que ainda pode acontecer no futuro. A minha percepção é completamente oposta. A igreja reformada não se reforma a si mesma, dentre outras coisas, porque não existe tal igreja reformada, nunca existiu. Existiram muitas igrejas reformadas, cada uma por si, com poucos desejos de aceitar a autoridade ou o magistério alheio. Assim chegamos à posição daqueles teólogos batistas de início do século XX que, num nominalismo exagerado, negaram a exist

Promovendo uma Educação Missionária.

O assunto sobre o qual estaremos tratando é “Promovendo uma Educação Missionária”, e pode ser abordado de diversas perspectivas. Podemos abordar o assunto falando em métodos missionários, ou métodos de ensino. Podemos falar em como a Igreja investe recursos para o sustento de homens e mulheres vocacionados a fazer missões, e como as igrejas locais podem prover uma educação para o despertamento vocacional desses novos missionários. Mas, ao abordar o assunto dessa forma, corremos o risco de tornar o tema especifico de mais, no sentido de que apenas os vocacionados poderiam obter lições práticas, enquanto os que não tem uma vocação missionária conforme a definição dada, estariam apenas adquirindo conhecimento teórico que afetaria pouco ou nada suas vidas. Por este motivo, hoje quero abordar o assunto de forma geral, para que todos possam se identificar. E ao mesmo tempo específico para que todos obtenham aplicações práticas no dia a dia. Para poder alcançar o objetivo de que todos pos

Por que ainda crucificamos e matamos Jesus?

Você pode dizer que tipo de pergunta é essa? Veja bem, a verdade é que todo ano na época da páscoa lembra-se da morte e ressurreição de Jesus, e muitos ainda se surpreendem da maneira em que Cristo morreu. Mas, se o mesmo Cristo viesse em nossos dias como fez naquele tempo, muitos de nós faríamos exatamente o que as pessoas daquele tempo fizeram. Sem duvida crucificaríamos e mataríamos Jesus, mesmo que muitos hoje em dia digam que agiriam de forma diferente. Portanto, vou fazer uma pequena comparação com algumas pessoas daquele tempo e veremos se você se identifica com alguma delas.     Em primeiro lugar temos Judas, o traiçoeiro. Em nossos dias existem muitos Judas, no meio cristão. De que maneira os identificamos? Pois faremos uma simples comparação com o Judas histórico. Judas andou junto a Jesus, escutou seus ensinamentos, vivenciou em pele própria os milagres e o poder de Deus (Lc.9.1-6). Mas no fundo sempre esperou que Jesus se levantasse como o poderoso messias, que traria l