Pular para o conteúdo principal

Toma tua Cruz

Muitas vezes temos escutado isto em pregações ou ate lido na Bíblia, mas, quê é o que realmente estava dizendo Jesus com essas palavras? Isto se encontra no evangelho de Marcos 8.34: E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me”.
Como seguidores de Cristo deveríamos entender perfeitamente estas palavras. 
 
Lamentavelmente muitos dos crentes começam da atrás pra frente, no sentido que primeiro se tornam seguidores e logo se negam a si mesmos, e por ultimo tomam sua cruz. Sem  contar ainda aqueles que nem se quer entendem o significado de "negue-se a si mesmo e tome sua cruz". 

Para nós que temos decidido seguir a Cristo, é necessário entender em sua totalidade esta pequena passagem da Bíblia. Vejamos uma pequena lição sobre esta passagem.

Primeiro, sabemos que Jesus nos chamou para lhe seguir, seja por meio de um campanha evangelística ou pela pregação de algum pastor ou irmão. Porém, tem duas “condições”, por dizer de alguma forma, que temos que cumprir para poder lhe seguir. 

<<…negue-se a si mesmo…>>, isto é algo fácil de entender, mas muito difícil de praticar. O mesmo Jesus nos diz “negue-se”. Hoje em dia se nos fala de muitas formas de subir o nosso ego, o nosso orgulho. Muitas vezes se nos pregam mais as maravilhosas promessas de Deus, que é algo realmente bom, mas esquecemos que para seguir Jesus, Ele nos diz negue-se a si mesmo, em outras palavras seria, "esquece que tu existes, tu não és nada, não mereces nada, tudo o que tens alcançado não vale nada, tua própria vida não vale nada". Por que Jesus diria algo assim? Isto pode se resumir no seguinte, Deus quer ser o centro da tua vida. Eu me nego a mim mesmo, esqueço voluntariamente que tenho livre arbítrio e submeto toda a minha vida a Deus, em outras palavras me torno dependente de Deus, nego meu existir, renuncio a minha própria vida, minhas metas, meus sonhos, meus anelos, coloco absolutamente todo nas mãos de Deus. Isso é negar-se a si mesmo, negar teu existir e viver totalmente sob a vontade de Deus

<<…Tome sua cruz…>>, a cruz é um dos símbolos mais apreciados dentro da cristandade, é inevitável ver uma cruz e não lembrar o glorioso sacrifício do Filho de Deus, tomando nosso lugar e pagando a divida por nossos pecados. Mas, Por que então Jesus nos diz que tomemos nossa cruz?, Será que temos que sofrer pelos nossos erros?, Será que temos que carregar com esse peso a vida toda? 

Na cruz Jesus nos mostrou que verdadeiramente estava dando todo por amor, o mesmo Jesus nos deu o exemplo do que realmente significa negar-se a si mesmo. Como cristãos devemos levar uma vida de cruz.  Aqui é onde se completa a frase <<…negue-se a si mesmo, e tome sua cruz…>>, não pode se fazer uma coisa sem a outra, assim como Jesus, seu negar total a si mesmo, e sua dependência total a Deus, ficou culminado na morte de cruz. De igual maneira nós não completamos nosso negar ate crucificar tudo o que somos, quando crucificarmos nosso “eu”. Quando estamos na igreja, e temos sacrificado nosso ego e nosso orgulho, não será muito difícil levantar as mãos, ou cair de joelhos, porque ao estar crucificado teu orgulho, já não importa mais o que possam dizer, e de igual forma, seja que te encontres no teu serviço, estudando, com tua família ou amigos. Se tens negado e crucificando o que és, Deus verá em ti um odre novo pronto para ser cheio com o vinho do Espírito, quando entendamos verdadeiramente o importante que é isto, e comecemos a praticar-lo, não haverá nada que possa impedir que Deus se manifeste por meio de ti, milagres, sanidades, prodígios, dons, tudo isto será manifestado quando façamos o que Jesus diz em Marcos 8:34  “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A irreformabilidade do protestantismo - por Alfonso Ropero

Cada 31 de outubro, em boa parte das igrejas protestantes é comemorada a Reforma do século XVI. São elaborados discursos elogiando a façanha dos pais reformadores; o sermão será, por milésima vez, sobre a doutrina essencial da justificação pela fé somente, como se ainda ficasse alguma dúvida ao respeito. Os mais inovadores farão um apelo a uma das consignas mais desafiantes da Reforma: “a igreja reformada sempre reformando-se”, ou com um toque de sofisticação: “ Ecclesia reformata semper reformanda ”, assumindo que isto aconteceu nalgum momento, ou que ainda pode acontecer no futuro. A minha percepção é completamente oposta. A igreja reformada não se reforma a si mesma, dentre outras coisas, porque não existe tal igreja reformada, nunca existiu. Existiram muitas igrejas reformadas, cada uma por si, com poucos desejos de aceitar a autoridade ou o magistério alheio. Assim chegamos à posição daqueles teólogos batistas de início do século XX que, num nominalismo exagerado, negaram a exist

Promovendo uma Educação Missionária.

O assunto sobre o qual estaremos tratando é “Promovendo uma Educação Missionária”, e pode ser abordado de diversas perspectivas. Podemos abordar o assunto falando em métodos missionários, ou métodos de ensino. Podemos falar em como a Igreja investe recursos para o sustento de homens e mulheres vocacionados a fazer missões, e como as igrejas locais podem prover uma educação para o despertamento vocacional desses novos missionários. Mas, ao abordar o assunto dessa forma, corremos o risco de tornar o tema especifico de mais, no sentido de que apenas os vocacionados poderiam obter lições práticas, enquanto os que não tem uma vocação missionária conforme a definição dada, estariam apenas adquirindo conhecimento teórico que afetaria pouco ou nada suas vidas. Por este motivo, hoje quero abordar o assunto de forma geral, para que todos possam se identificar. E ao mesmo tempo específico para que todos obtenham aplicações práticas no dia a dia. Para poder alcançar o objetivo de que todos pos

Por que ainda crucificamos e matamos Jesus?

Você pode dizer que tipo de pergunta é essa? Veja bem, a verdade é que todo ano na época da páscoa lembra-se da morte e ressurreição de Jesus, e muitos ainda se surpreendem da maneira em que Cristo morreu. Mas, se o mesmo Cristo viesse em nossos dias como fez naquele tempo, muitos de nós faríamos exatamente o que as pessoas daquele tempo fizeram. Sem duvida crucificaríamos e mataríamos Jesus, mesmo que muitos hoje em dia digam que agiriam de forma diferente. Portanto, vou fazer uma pequena comparação com algumas pessoas daquele tempo e veremos se você se identifica com alguma delas.     Em primeiro lugar temos Judas, o traiçoeiro. Em nossos dias existem muitos Judas, no meio cristão. De que maneira os identificamos? Pois faremos uma simples comparação com o Judas histórico. Judas andou junto a Jesus, escutou seus ensinamentos, vivenciou em pele própria os milagres e o poder de Deus (Lc.9.1-6). Mas no fundo sempre esperou que Jesus se levantasse como o poderoso messias, que traria l